Rio Pardo é um município histórico. Foi uma das primeiras vilas a serem criadas no Rio Grande do Sul, e sua história está intimamente ligada à formação deste estado. Teve um papel importante como fortaleza de fronteira na conquista do território aos espanhóis, e daí seu nome de Tranqueira Invicta; foi palco de várias cenas da Guerra Guaranítica, sendo a prisão do lendário Sepé Tiaraju, e também na Revolução Farroupilha e na Guerra do Paraguai foi um local que centralizou atenções. Sua origem é desta forma, essencialmente militar. Povoada principalmente por açorianos, que fundaram famílias que se ligaram às mais ilustres do Estado, tornou-se no século XIX centro de produção agrícola e seu porto fluvial um movimentado entreposto de comércio. Sua antiguidade deixou marcas ainda visíveis na cidade, em tradições e na sua rica arquitetura colonial.
A saída de campo é uma estratégica de ensino-aprendizagem que, bem planejada e bem explorada, desperta o interesse dos alunos e leva à sua ativa participação, pois permite a observação direta. A abordagem da história e de outras disciplinas numa saída de campo apresenta-se com uma perspectiva completamente diferente e complementar do trabalho de sala de aula.
No ônibus...
Chegando em Rio Pardo
Forte Jesus-Maria-José
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Praça
Rua da Ladeira
Museu Barão de Santo Ângelo
Centro de cultura
Igreja Senhor dos Passos
No passeio tivemos a companhia da professora Marli Orlandi, ela nos falou sobre a importância de Rio Pardo na história do Rio Grande do Sul, os alunos ouviram atentamente as explicações aprendendo um pouco mais sobre a nossa terra.
































































































